O que esperar das relações comerciais a partir de agora?

Não é preciso nem desenvolver mais o assunto sobre a crise sem precedentes que enfrentamos.
Penso que jamais qualquer especialista poderia prever tamanho impacto mundial e tão curto espaço de tempo.
Vejo que não só lições tiraremos, mas também seremos exigidos com velocidade a mudar muita coisa.
Estava pensando nos últimos dias como será a partir de agora a relação comercial entre todos.
Como se comportarão os profissionais comerciais? E como será o mundo das pessoas que na marra se tornaram vendedores informais? E os consultórios e clínicas de devem estar com uma demanda reprimida? Os shoppings? Nossa…. a lista poderia ser enorme.
Primeira coisa que pude concluir é que, certamente, haverá uma guerra de preços tão grande, pois muitos estarão necessitados de geração de caixa e alguns estocados de produtos desde antes da crise. A competição de preços poderá ser enorme.
Outra coisa que pensei é que, certamente também, haverá uma diminuição de oportunidades comerciais. Ou seja, menos gente interessada em comprar.
Uma terceira coisa que pensei é que poderá haver uma mudança brutal na forma de comprar. Já vimos que conseguimos nos adaptar ao meio digital e até de um jeito mais “informal” pelo WhatsApp. Muitas empresas nem plataforma de comércio digital possuem e estão concretizando vendas por WhatsApp.
Com este cenário, cheguei a uma conclusão e estou apostando que deveremos:
1 – Criar uma rotina brutal de relacionamento com nossos clientes atuais (para continuarem a estar conosco);
2 – Estes relacionamentos deverão exceder a relação comercial. Precisaremos praticar um fluxo de cadência fortíssimo de ocasiões em que contamos sem vendas e ocasiões comerciais;
3 – Todos os segmentos, todos sem exceção, precisarão praticar a prospecção de novos clientes. Até mesmo varejos mais tradicionais que sempre foram receptivos, precisarão criar uma rotina de prospecção por indicações, visitas, parcerias….. As oportunidades receptivas diminuirão e para sobreviver e crescer terá que ir buscar;
4 – Os profissionais que precisam atingir resultados, deverão dominar a disciplina de todos os dias buscar oportunidades, converter oportunidades e cuidar dos seus relacionamentos para continuarem a ter oportunidades. Deverão ser um elo de confiança cada vez maior
Mas a grande lição que acredito que será a joia da coroa, é a mudança real e agora verdadeira que viveremos de fato a era relacional e não transacional. Não confiaremos somente em relações comerciais baseadas em transações, onde trocamos nosso dinheiro por um produto ou serviço. Confiaremos e consumiremos de forma cada vez mais relacional, baseado em confiança, interesse verdadeiro, ética e princípios.
Será que estamos preparados para isso? E nossas equipes? Não é uma tarefa tão simples….
Sucesso a todos!
Choque de Vendas