top of page

Como contratar um bom profissional de vendas

Aprendi há muitos anos que para encontrar o talento que nossa empresa precisa, leva-se em média 8 meses.


O problema é que muitas vezes, passamos a buscar somente quando precisamos e aí a pressão de tempo faz com que contratemos mais rápido e sem a convicção correta de que é o profissional que precisamos.


Muitas vezes o resultado são os meses de experiência, mais um tempo de tolerância e caso não dê certo são meses perdidos e o pior, um valor incalculável de negócios e oportunidades perdidas que às vezes se tornam irreversíveis.


Se falarmos então de profissionais de vendas, a conta fica ainda mais incalculável. Já pensou quantas coisas faladas que talvez não refletissem a imagem e diferenciais que gostaríamos de passar e foram entendidas de forma errada por potenciais clientes?


Por isso, passamos a adotar aqui na empresa um modelo de contratação constante, porém o profissional só vai para a linha de frente, quando temos a certeza que ele está DISCIPLINADO em nosso método.


Quando adotamos este método, independente do talento, passamos a formar um time primeiro disciplinado e depois o talento de cada um foi aparecendo de forma mais natural.

Sabe aquela coisa meio de atleta? Se o talento estiver disciplinado e focado, ele voa! Se não, nem o talento adianta tanto! E se o não talento estiver disciplinado ele produz cada vez mais e passa a também se destacar!



Por isso tudo, decidi dividir com você como funciona o nosso método para nosso time de vendas:


1 – Performa mais quem tem orientação para cumprir no máximo 5 tarefas mensuráveis em percentuais – quanto mais cumpre, mais especialista fica;


2 – Rotina com foco em três coisas – buscar oportunidades todos os dias, converter oportunidades todos os dias e se relacionar com parte da sua carteira de clientes todos os dias;


3 – Capacitação constante semanal – sabe aquela coisa meio Netflix? Toda semana um novo episódio! A cada semana diversos elementos de aprendizagem (plataforma de aprendizagem individual), com mensuração do que aprendeu ou não e orientações individuais sobre o que não aprendeu.


Este ritual semanal, tem sido responsável por reduzir drasticamente a rotatividade e o principal, aumentar os resultados INDIVIDUAIS de forma personalizada e com todos se desenvolvendo semana a semana.


E o talento? Buscamos de forma mais calma e quando chega, com esta disciplina voa. Mas com disciplina, os talentos internos que já tínhamos passaram a aparecer cada vez mais!

Um abraço e vamos refletir!


Fábio Fiorini

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page